trabalho de conclusãoA organização é a chave para um TCC bem feito. Muitas pessoas têm medo sobre como elaborar um TCC, como fazer o TCC ficar bonito e esteticamente atraente.

Porém um trabalho de conclusão de curso precisa ser muito mais do que simplesmente um trabalho decente sob o ponto de vista visual; ele precisa ter um conteúdo de qualidade. Conteúdo de qualidade, ao contrário do que muitos pensam, não é somente ter informações confiáveis, de fontes confiáveis (citadas nas referências do trabalho). Um conteúdo de qualidade é aquele construído com didática, de maneira que os avaliadores possam ler e interpretar corretamente qual era o ponto de vista do aluno.

Dependendo da universidade, as normas de formação do TCC variam. Apesar das normas da ABNT serem bem claras e objetivas, elas também são muito extensas e cheias de pontos que muitos chefes de departamento consideram desnecessárias. Geralmente, toda disciplina acadêmica tem um professor titular, no caso da elaboração do TCC não poderia ser diferente: existe uma cadeira voltada para a preparação do trabalho de conclusão de curso. Nessa cadeira, o professor estabelece diversos prazos e metas para serem cumpridas, e exige também algumas apresentações parciais sobre o trabalho, desde a introdução até a conclusão.

Dependendo do professor e da disciplina, a rigidez pode ser maior ou menor. Alguns professores não se preocupam muito com a normatização, dando mais atenção ao estudo de caso do projeto. Outros se focam nos relatórios e nas conclusões do aluno. Enfim, dificilmente alguém irá criticar seu trabalho se você fizer dentro das normas estabelecidas. Confira, por exemplo, alguns TCC USP para ter uma ideia do nível exigido por uma das principais universidades do Brasil.

A prática de escrever deve ser aperfeiçoada, principalmente por quem não tem o hábito de escrever bastante. Aprender algumas regras básicas de português ajuda.

imagem tcc sem dramaMas se você está realmente “perdido” em relação ao TCC, nós recomendamos que conheça o curso TCC sem Drama, que foi criado justamente para auxiliar estudantes que têm medo de elaborar seu próprio TCC, medo da banca de professores, etc. Nesse curso, são ensinados todos os aspectos importantes da elaboração de um projeto de conclusão, independente da faculdade ou do curso que você faça. Porém, o curso não é gratuito, mas o investimento vale a pena, afinal não compensa arriscar passar vergonha na frente dos professores e dos colegas por reprovar no exame final.

Comments

comments

Leave a Reply

*